Admitir o erro é tão difícil, Porque?

Admitir o erro é tão difícil porque tem a ver com a imagem que você passa para o outro, o que o outro vai pensar de mim. Admitir o erro “mexe” com a autoestima, o ego e a autoconfiança.

Acredito que devido a esse fato o medo de errar é um dos que mais paralisam as pessoas.

Nesse caderninho Bel Pesce, empreendedora e autora, conta uma história sobre o sucesso e o fracasso bem interessante e que vale a pena ver.

A importância do erro para o nosso crescimento

Os erros são tão importantes que a capa da revista Você S/A do mês de fevereiro de 2016 foi sobre como você pode aprender com os seus erros. Mais você deve está se perguntando por que o erro é importante? O não errar é que deveria ser importante, correto? Errado!

O erro é importante porque te trás maiores aprendizados do que os acertos.

admitir o erro

Quando você erra duvido que você esqueça.

Vamos para um exemplo prático: Se você é novo em uma empresa e alguém te ensina um serviço, você aprende e faz logo de cara, daí você passa 01 mês sem fazer aquele serviço e depois desse mês seu chefe te pede para fazer novamente, fatalmente, você vai ter dificuldade para lembrar os passos e pode ser que você não consiga fazer.

Agora vamos para o mesmo exemplo, mais vamos supor que você não tenha conseguido fazer o serviço enquanto você estava aprendendo. Você errou! Tenho certeza que mesmo depois de 01 mês inteiro sem trabalhar naquilo você vai conseguir fazer o serviço. No mínimo o erro que você cometeu da primeira vez, você não vai cometer.

Para o empreendedorismo o erro é muito valioso, no Vale do Silício – Califórnia, os empreendedores que não quebraram não têm seus projetos aprovados para investimento de investidores anjo. E a lição aqui é a seguinte: quando seu negócio não estiver indo bem você vai se desesperar e não saberá como lidar com a situação porque você nunca passou por ela antes. Você terá muito mais chances de quebrar do que o cara que já passou por isso antes.

O erro é tão importante que existe uma conferência mundial para fundadores de startups para debater sobre o erro e para aprender com os erros dos outros. É a failcon e aqui no Brasil ela acontece em Porto Alegre. Para maiores informações da conferência no Brasil clique aqui.

A Bel Pesce tem um curso on-line gratuito para quem quiser aprender com os erros dos outros. É o curso #Fail. Para maiores detalhes clique aqui.

Admitir o erro

Admitir o erro e aprender com ele é a melhor coisa que você pode fazer. E claro, não fique paralisado por medo de errar, pelo contrário, erre cedo. Quanto mais rápido você errar, mais rápido você vai corrigir aquilo que não estava fazendo seu negócio andar.

Na vida você nunca perde você ganha ou você aprende.

Não tenha vergonha de errar, tenha vergonha de nunca ter realizado seus sonhos por medo de errar.

Dê um novo significado ao erro, que tal chamá-lo de aprendizado? Assim você terá um algo beneficio, porque a culpa além de não te trazer nada ela ainda reforça o medo do fracasso.

E lembre-se: “Se é para ser feliz, mãos à Obra!”

Quero saber o que você leva desse post consigo? Compartilhe comigo. A sua opinião é muito importante pois me ajudar a fazer um trabalho cada vez melhor para você e ainda pode ajudar pessoas que também estão passando por situações semelhantes a sua.

E se você acredita que esse post pode ajudar, compartilhe!

Share this article

Deixe um comentário

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *