O que é o REIKI?

É uma terapia holística – pois compreende o ser humano como um todo: corpo, mente, emoções, espírito – e baseia-se na ideia de que há uma energia universal que suporta as habilidades inatas de cura do corpo. A terapia é um método de captação e direcionamento da energia cósmica universal (REI) para promover o reequilíbrio energético de cada um (KI), favorecendo o bem-estar e, consequentemente, incrementando a cura.

O terapeuta reikiano serve como um canal da energia cósmica, que é dirigida através da imposição das suas mãos para qualquer área do corpo onde ela é necessária, recarregando e reequilibrando os campos de energia humanos e criando assim as condições ideais para a cura natural.

A técnica REIKI é baseada em toques suaves em pontos de conversão de energia, desfazendo os bloqueios energéticos nos meridianos do corpo, promovendo um intenso relaxamento neurológico e ativando o sistema imunológico, reduzindo o stress, aumentando o bem estar e a capacidade do corpo de lidar com a sua própria saúde.

Na iniciação, todo o sistema de canalização de energia do terapeuta é alinhado e passa a ter uma grande conexão com a energia do Universo, trazendo e transformando em seus corpos mais sutis (especialmente o etérico, emocional e mental), para direcioná-la através das mãos.

Quais os pontos positivos do REIKI?
Reiki

Não é Religioso

Não está ligado a qualquer religião ou sistemas de crenças.

Não necessita fé

Não exige fé quanto a sua eficácia; apenas é necessária a disposição de cada um para receber a aplicação;

Relaxamento

Após uma sessão a pessoa sente-se mais relaxada, e com isso seu nível de estresse é menor.

Não Invasivo

Não é invasivo; não é necessário despir, nem mesmo tocar a pessoa.

Dose Certa

Não há perigo de “superdosagem” ou erros de aplicação. A energia é naturalmente direcionada onde for preciso.

Usa as mãos

Não é preciso utilizar nenhum equipamento especial para uma sessão, facilitando a aplicação em qualquer lugar, a qualquer hora.
REIKI em Hospitais

Grandes hospitais nos Estados Unidos (como, por exemplo, o Johns Hopkins Hospital, em Baltimore – Maryland) na Europa (University College London Hospital, em Londres – Inglaterra), etc, estão oferecendo a terapia Reiki aos seus pacientes e treinando profissionais da saúde nesta técnica, a fim de promover também o bem-estar geral dos próprios profissionais.

Aqui no Brasil alguns hospitais já integram o Reiki como coadjuvante no tratamento de diversas patologias (Hospital Albert Einstein; Hospital Sírio-Libanês; Hospital Estadual do Mandaqui – São Paulo).

É preciso deixar bem claro que em nenhuma hipótese deve ser abandonado o tratamento médico, pois o Reiki jamais o substitui. O terapeuta reikiano nunca emite diagnóstico ou sugestões sobre tratamentos, medicamentos, etc. Isto é de competência apenas do médico.

Uma das principais objeções à total aceitação da técnica Reiki decorre do fato de que ainda há um número muito reduzido de estudos, e a amostragem utilizada não é significativa. Porém, alguns resultados já foram comprovados: o Reiki não tem efeitos negativos ou colaterais que prejudiquem a pessoa, nem interfere com qualquer medicamento ou tratamento.

Faça aplicações de REIKI

Quero fazer um curso como faço?

Para aprender essa técnica, são ministrados cursos que estão divididos em três níveis, mais o mestrado. Mas vale lembrar que não necessariamente a pessoa que começar fazendo o Reiki 1 terá que ir até o mestrado. Afinal, a ideia é cada um obedecer seu próprio tempo e buscar o que lhe é mais prioritário, seguindo ou não pelos níveis até o final. A partir do Reiki 1, a pessoa já é considerada reikiana e se beneficiará da técnica.

Os cursos são sempre ministrados por um mestre Reiki, e o tempo de duração poderá variar de acordo com o jeito de cada profissional ministrar os cursos. Busque sempre informações sobre o profissional e o curso, de preferência com quem já participou de um. Claro que aquelas pessoas que não desejam se especializar na técnica poderão se beneficiar somente com o atendimento do Reiki.

Dentro dos conteúdos dos níveis, temos a parte teórica e a prática. Na parte teórica, são apresentados os fundamentos do Reiki, o conceito, a história, os benefícios da técnica e seu funcionamento, os cinco princípios, os símbolos e suas características, as posições e as técnicas para aplicação.

Além da divisão para aprendizado de técnicas diferentes em cada nível, temos focos diferentes em cada um dos níveis.

Reiki

REIKI NÍVEL 1

Foca na própria pessoa, em especial na sua limpeza energética e equilíbrio. O iniciado aprende a prática da autoaplicação e passa pelo ritual de iniciação, o que propicia uma proteção energética, garantindo uma energia mais equilibrada e harmônica.

REIKI NÍVEL 2

Essa parte do curso foca nos aspectos emocionais e mentais. Atua de uma forma especial, promovendo uma transformação nos padrões emocionais e mentais da pessoa que o pratica. Não é a toa que esse nível é chamado de "transformação". Na parte prática desse nível, o reikiano aperfeiçoa técnicas para aplicação do Reiki nas pessoas próximas, familiares e amigos.

REIKI NÍVEL 3

Nesse nível, o aluno já tem uma visão do quanto o Reiki passou a ser importante para si mesmo e como pode beneficiar-se com ele. Vibra-se no Amor Incondicional, que não julga e não impõe condições, que leva a vontade de passar aos outros, ajudar o próximo, fazer a diferença. Esse é o foco principal desse nível: fazer a diferença, ser a ação de mudança. Nesse nível de Reiki, aprendemos técnicas de Reiki à distância e Reiki para grupos de pessoas, ou seja, o reikiano é capacitado a enviar energia, equilibrar e harmonizar o seu entorno. É também conhecido como o nível do Mestre Interior.

REIKI NÍVEL 3 MESTRADO

Foca na profundidade de conhecimento, preparando a pessoa para ser responsável pela formação de outros reikianos que queiram iniciar-se. É como uma potencialidade que poderá ser colocada em prática, mas pode também funcionar apenas na busca de conhecimentos mais profundos, assim como ver, apreender e assimilar os símbolos do nível. Nesse nível o praticante também discute e pensa sobre alguns conceitos como tempo, equilíbrio, dualidade e crise.

O Mestrado é o momento do "eu estou pronto", e supõe a vontade pela busca de conhecimento, o ampliar e o expandir do nosso interior para um ser humano pensante, mais consciente e atuante.

Quero receber informações sobre o próximo curso de REIKI