O que são os custos indiretos de uma obra?

Os custos indiretos são aqueles decorrentes da estrutura da obra e que não podem ser atribuídos diretamente à execução de um dado serviço. Por exemplo, o custo do bloco de concreto é um custo direto, pois ele é diretamente ligado ao custo da alvenaria, já o custo do engenheiro residente é um custo indireto, pois ele supervisiona todas as atividades da obra. Ou seja, ele não está ligado a uma atividade específica.

No entanto, mesmo havendo este conceito como base, em alguns casos não existe uma uniformidade de entendimento, principalmente quanto aos equipamentos de logística interna (elevador, cremalheira, grua, etc) e os projetos. Algumas construtoras consideram-nos como custo direto e outras como custo indireto.

Independentemente do entendimento adotado, o importante é sua empresa utilizar o mesmo parâmetro para todas as obras e, dessa forma, criar um banco de dados para comparar a eficiência do seu custo indireto entre os empreendimentos.

Vale ressaltar que o mais importante é apropriar da maneira correta e não esquecer de colocar o indireto e o custo de administração central dentro do orçamento.

Caso contrario a sua margem de lucro será afetada e a saúde da sua empresa também. 

Leave a Reply

Your email address will not be published.